Maricotas amadas, papo sério.
A dengue veio que veio e os números de infectados só bate recordes. Bora se cuidar e tentar evitar mais uma doença? Já basta Covid, né?
Para prevenir a dengue é preciso adotar medidas preventivas não só individualmente mas em conjunto para reduzir a disseminação do mosquito Aedes aegypti que é o vetor da doença.
Com algumas medidas dá para tentar minimizar.
- Elimine possÃveis criadouros do mosquito, tipo recipientes com água parada, vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias e calhas entupidas.
- Mantenha recipientes de água fechados, como tonéis, barris, caixas d'água e outros, para evitar a ovoposição do mosquito.
- Use repelentes corporais, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando o mosquito está mais ativo. Eu to usando OFF mesmo.
- Vista roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante os horários em que os mosquitos são mais ativos.
- Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada dos mosquitos dentro de casa.
- Aplique inseticidas apropriados para controlar os mosquitos dentro e fora de casa, seguindo as instruções do fabricante.
- Mantenha o ambiente limpo, evitando o acúmulo de lixo, que pode se tornar criadouro para o mosquito.
- Participe de campanhas comunitárias de combate à dengue, como mutirões de limpeza e conscientização.
E fique ligada aos sintomas da dengue, como febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça, dor nos olhos e erupções cutâneas. Procure atendimento médico para um diagnóstico rápido.
